.:DEFINIÇÃO DE PRATICAGEM
É um serviço ininterrupto de auxílio ao navegante, disponível em áreas onde existem dificuldades ao livre e seguro tráfego de navios.

E que áreas são essas? São locais próximos de terra, nos quais navega-se em meio a perigos e ao tráfego regional, sob influência de um amplo leque de condições locais, extremamentes variáveis, tais como: ventos, estado do mar, marés, correntes marinhas, visibilidade restrita, entre outras.

.:O PRÁTICO
Um Prático direciona e controla os rumos de uma embarcação próximos à costa, ou em águas interiores desconhecidas do Comandante de uma embarcação, ou ainda aconselha o comando com este propósito. Um Prático freqüentemente é um marítimo com conhecimento das águas em que atua, com uma habilidade especial de embarcações. É esperado de um prático integrar a profundidade com a geografia do local, o clima e informações do tráfego de embarcações a fim de efetuar passagens seguras com outras que por ventura cruzarem.

É importante salientar que o Comandante sempre será o responsável pela segurança da embarcação, incluindo as ações do Prático.


Foto: Geraldo Almeida
Cais de Navegantes

Foto: Geraldo Almeida
Canal do Junco

© Copyright - Praticagem da Lagoa dos Patos - por Aldeia.
Todos os direitos reservados.