.:PORTO DE PORTO ALEGRE
O Porto de Porto Alegre está localizado a 315 Km ao norte da Barra do Rio Grande, à margem esquerda do Rio Guaiba.

O primeiro projeto para a construção do Porto de Porto Alegre data de 1899. Concomitante ao interesse da construção do porto, o Governo também se preocupava em melhorar as condições dos canais de acesso a Porto Alegre que estavam limitados, à época (1908), a 2,70m.

O contrato da Compagnie Francesa permitia à mesma reivindicar preferência para a construção do porto e execução de dragagens entre Porto Alegre e Rio Grande. Ao Governo do Estado coube duas tarefas, obter autorização para a construção do porto, conseguida pelo § 1º do art.60, da Lei nº 2.544, de 4 de janeiro de 1912 e implantar o projeto existente desde 1910. Em 1911 foi contratado tom o engenheiro R.Ahrons, o primeiro trecho de cais, com 140m e 4,50m de calado, entregue em 1913. Posteriormente foram realizados contratos para trechos adicionais sendo que, em 1921, o Estado assumiu, a administração dos trabalhos e os concluiu.

Apesar de estar já em operação desde 1916, o porto foi oficialmente inaugurado em 14 de agosto de 1921, com Administração do Porto própria, subordinada à Secretaria da Fazenda.

A conclusão do projeto, incluíndo Docas, efetivou-se 1937. Em 1951 a Administração do Porto foi absorvida pelo Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais. Em conseqüência da cheia de 1941, excepcional, foi programado pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento - DNOS, do então Ministério de Viação e Obras Públicas - MVOP, um complexo de obras para proteger a cidade de Porto Alegre contra nova cheia das proporções daquela de 1941. Desse complexo constou um terrapleno para servir de base a um dique protetor.

Ao longo do terrapleno, na Rua Voluntários da Pátria, foi projetado e construído em cais chamado "Cais de Saneamento". Esse cais é formado por dois tipos de estrutura, um mais pesado, "Cais de Navegantes", e outro mais leve, "Cais Marcílio Dias". "O Cais Navegantes", prolongamento do antigo "Cais Mauá", se constituiu no cais comercial do "Cais de Saneamento" e o "Cais Marcílio Dias" se constituiu no cais para materiais de construção e esportes.

O "Cais de Navegantes" foi incorporado, provisoriamente, à concessão por despacho do Ministro MVOP em 1955 e o "Cais Marcílio Dias" em 1957, também provisoriamente. Na ocasião a jurisdição da área foi transferida do DINOS para o antigo Departamento Nacional de Portos, Rios e Canais.
Foto: Geraldo Almeida
Navio atracado

Foto: Geraldo Almeida
Porto de Porto Alegre

Foto: Geraldo Almeida
Vão móvel

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