.:ENGLISH
 
.:A LAGOA DOS PATOS
A Lagoa dos Patos tem forma alongada, desenvolvendo-se aproximadamente na direção SW-NE, paralela ao litoral riograndense do qual se separa por uma longa restinga de cerca de 240 Km.

Ao sul, a Lagoa dos Patos comunica-se com o mar entre os Municípios de São José do Norte e Rio Grande, através do Canal do Norte na Barra do Rio Grande, onde foram construidos dois molhes de pedra destinados a melhoria das condições de transposição da Barra.

Ao norte apresenta duas ramificações - a nordeste a Lagoa do Casamento e a noroeste o Rio Guaiba, transição entre a Lagoa dos Patos e o Delta do Jacuí, formados pelos Rios Jacuí, Caí, dos Sinos e Gravataí.

O Rio Taquari é o principal tributário do Jacuí. A Laqoa dos Patos comunica-se com a Lagoa Mirim através do Canal do São Gonçalo.

A área da Lagoa dos Patos é em torno de 9.800 Km², sem incluir o Guaíba. Possui um comprimento de 220 Km, largura média de 33 Km, atingindo 56 Km sua largura máxima.

O acesso marítimo ao porto de Porto Alegre se faz através de 72 Km de canais dragados para o calado de 5,18 m (17 pés) na Lagoa dos Patos e no Rio Guaiba, após a transposição da Barra do Rio Grande.
 

© Copyright - Praticagem da Lagoa dos Patos - por Aldeia.
Todos os direitos reservados.