.:ENGLISH
 
.:BACIA DE EVOLUÇÃO
A bacia de evolução do porto de Porto Alegre se compõe de duas áreas mais profundas, ligadas entre si pelo denominado canal de Navegantes, paralelo ao Cais, com o comprimento de cerca de 700m.

A primeira área fronteira aos armazéns A-7 a B-3 do Cais Mauá com cerca de 1.461m de extensão e largura variável de 500m a 400m, apresenta profundidades referidas ao zero hidrográfico de 5,50m a ll,00m. Essas profundidades são naturais não exigindo serviço de conservação por dragagem, exceto pequenas limpezas na saída de bueiros pluviais.

A abertura do canal de Navegantes deveu-se à necessidade de ligação entre o Cais Mauá e o Cais de Navegantes. Tem seu início frente ao Armazém B-2 e se extende até início do alinhamento perpendicular ao Cais de Navegantes no Armazém C-6, estando o talude extremo distante 250m do parâmetro do cais. Sua largura média é de 80m, e as profundidades normais são de 7,0m. 0 canal corta uma região entre bacias com profundidades que oscilam em torno de 9,50m.

A segunda área se inicia no Armazém C-6 e vai até o trevo da travessia Getúlio Vargas (onde começa o Cais de saneamento Marcílio Dias), tem a extensão cerca de 2.900m, larguras variáveis de 300m a 200m e profundidade mínima de 6,50m; existem nesta área da bacia fossas provenientes de dragagens, com profundidades de até l5,00m, decorrentes da remoção de material para emprego no terrapleno do Cais Navegantes.

A bacia fronteira ao Cais Marcílio Dias numa extensão aproximada de 1.100m, com larguras de 200m a 130m, apresenta profundidades irregulares, decrescentes, chegando a valores de 2,00m; nela situa-se a raia de esportes náuticos.
Foto: Geraldo Almeida
Vista pelo vão móvel

Foto: Geraldo Almeida
Vista ao fundo do vão móvel

© Copyright - Praticagem da Lagoa dos Patos - por Aldeia.
Todos os direitos reservados.